Um acessório indispensável para a composição do visual de qualquer mulher são os brincos. Pequenos ou grandes, eles ajudam a destacar o rosto e combinam com aquela roupa especial. Há também os brincos de segundo furo que virou tendência e estão em alta no universo das joias e semijoias.
Originado nos anos 80, os brincos de segundo furo são usados por mulheres de todas as idades e estilos, que desejam dar ao seu visual um aspecto mais fashion e abrir várias possibilidades para composições, das mais clássicas às ousadas.
Contudo, para fazer um bom uso deste acessório são necessários alguns cuidados. Confira as nossas hot tips sobre como usar os brincos de segundo furo, modelos mais usados e as melhores combinações para você não errar nos looks.
Os brincos de segundo furo precisam ter qualidade
O segundo furo na orelha costuma ser um pouco mais sensível e propenso a maior risco de alergias e inflamações. Por isso, é necessário que os brincos especiais para o segundo furo seja com metais de boa qualidade. Prefira modelos em prata, ouro, metais cirúrgicos ou semijoias com níquel free. Atente-se também a qualidade da marca, para não ter surpresas desagradáveis na compra.
Também é necessário manter o lugar sempre higienizado, principalmente nos primeiros dias em que o furo foi feito. Recomenda-se permanecer em torno de 4 a 6 semanas com o brinco usado para fazer o furo e girá-lo várias vezes ao dia para ajudar na cicatrização da cartilagem. Higienize o local três vezes ao dia, usando álcool 70%.
Caso você já tenha o furo por um bom tempo, sempre mantenha a atenção quanto ao surgimento de alergias no local e, caso ocorra, troque o brinco que está usando por algum feito com outro material.
Quando usar os brincos de segundo furo
Não há um lugar certo para usar brincos de segundo furo: no dia a dia ou em uma festa formal esse acessório pode funcionar bem, tudo depende da escolha do modelo para cada ocasião. Como são peças pequenas e delicadas, geralmente não há dificuldade de se fazer uma composição harmoniosa, desde que sejam respeitados o estilo pessoal e a formalidade do evento.
Em passeios casuais, como uma balada com os amigos ou uma saída à tarde, sinta-se livre para ousar nas combinações. Experimente os brincos de segundo furo de metais, argolas e cravejados de pedras. Você pode juntar peças mais chamativas ou menos chamativas com estilos diferenciados, contanto que o look fique harmonioso.
Nos eventos sociais mais formais, use brincos mais delicados. Prefira modelos discretos como, pontos de luz, os cravejados de pedras pequenas ou pérolas. Esses brincos podem ser combinados com acessórios (brincos, argolas, colares pulseiras e anéis) mais chamativos e do mesmo material.
Ponto de luz
Os brincos pontos de luz são discretos, pequenos e ideais para mulheres que tem um estilo minimalista. Se você preza por discrição, com informação de moda, opte também pelos modelos de pérola ou com cor.
Esse tipo de brinco é bem versátil, pois combina com tudo! Experimente usá-lo com brincos maiores ou do mesmo tamanho no primeiro furo da orelha.
Argolinhas
Para as mulheres com estilo mais ousado, as argolinhas são ótimas e ficam bem com brincos de vários materiais. Faça combinações chamativas com variações de tamanho e formas, combinando argolas brilhantes com pedras coloridas ou ainda brincos maiores de metal. A ideia é ousar e mostrar seu estilo principalmente para combinações mais casuais.
Look fashion com brincos de segundo furo do tipo argolinha. Foto e brincos: by Soloyou.
Brincos pequenos de cristais ou zircônias
Os brincos pequenos de cristais ou zircônias para o segundo furo são ótimos para serem usados em qualquer ocasião. Caso você tenha mais de dois furos, pode usar conjuntinhos. Eles agradam a todos os estilos, do mais básico ao mais over, já que podem ser encontrados em vários tamanhos e combinados com diferentes brincos.
Brincos temáticos
Há também a opção dos brincos “temáticos” para você que deseja um visual mais divertido. Há uma infinidade de modelos com flores, animais, mood, geométrico, olho grego e outros temas.
Ear cuff no segundo furo
Se você deseja um modelo que dê destaque para seu rosto, então aposte nos brincos ear cuff. Além de charmosos, eles são bem versáteis, pois podem ser usados no primeiro ou segundo furo da orelha. Mas é preciso usá-los com sabedoria para o visual não ficar muito carregado. Se for usar o ear cuff, dependendo do tamanho do brinco, não coloque muitos acessórios com ele nem peças muito chamativas. É um brinco indicado para ocasiões diurnas ou noturnas.
É moda: ear hook no segundo furo
Como o próprio nome diz (hook é gancho em inglês), ear hook é um brinco que fica enganchado no lóbulo da orelha. Podem ser usados no primeiro ou demais furos da orelha, e propiciam um visual moderno e descontraído. Se você quer exibir um estilo ousado e atual, aposte nele!
Confira essas sugestões:
E você? Qual tipo de brinco de segundo furo mais combina com o seu jeitinho? Experimente todos os tipos, faça combinações e não tenha medo de inovar, afinal, com essas dicas que você acabou de ler, não tem como errar no look!