Vai para uma festa ou ocasião especial com aquele vestido decotado, mas não sabe que colar usar para combinar? Está em dúvida sobre qual modelo de colar é melhor usar com uma camisa de gola ou regata básica? Em estilo elegante ou mais despojados, os colares são ótimas pedidas para deixar seu visual muito mais estiloso e alinhado com as tendências da moda. Mas para isso, você precisa saber que existe um tipo adequado de colar para cada decote. Por isso, vamos mostrar agora quais modelos são mais adequados para cada peça do seu guarda-roupa.
Colar para cada decote: tem uma fórmula única para não errar?
A principal dica sempre é o bom senso. A fórmula de ouro é que a joia, semijoia ou bijuteria esteja de acordo com o desenho do decote da sua blusa, camisa ou vestido e ajude a formar um desenho harmonioso para o seu pescoço e colo. Caso o modelo do colar escolhido esteja atrapalhando o desenho da blusa ou do vestido, prefira outro que visivelmente combine melhor. Algumas exceções são permitidas, como veremos a seguir, mas essa regra básica é muito importante caso surja aquela dúvida diante do espelho.
Portanto, sabendo dessa importante dica, não tenha medo de ousar no seu visual. Você pode, por exemplo, combinar vários tipos de colares, discretos e chamativos, desde que fiquem harmoniosos para o look completo.
Colar para Decote em V
Para você que gosta de modelos com decotes mais alongados, corte em V, use um colar que acompanhe este formato, como peças com pingentes pesados. Se você tem seis pequenos e deseja que eles fiquem com uma aparência maior, a dica é usar colares mais curtos para destacá-los. O colar gravatinha também é uma boa pedida para golas alongadas, pois dão um ar discreto, básico e elegante para a composição visual da roupa. A dica também vale para camisas, que com alguns botões abertos também formam o desenho em V. Contudo, caso a camisa tenha babados no decote ou detalhes muitos chamativos, você pode usar um brinco grande no lugar do colar.
Colar para Gola alta
Para os modelos de gola alta, o ideal são colares grandes ou volumosos, como os maxi-colares, caso queira um look mais over. Contudo a combinação não é muito apropriada para blusas ou vestidos com estampas ou bordados chamativos, já que a peça tem um destaque visual muito grande.
Já o uso de um riviera longo, por exemplo, é mais adequado se a intenção é dar um ar mais discreto e sofisticado à combinação (lembrando que esse modelo de colar é bem versátil e combina com outros tipos de decotes).
Aposte também em um mix de colares delicados que é uma ótima opção para dar um ar mais discreto e moderno a produção.
Colar para Decote quadrado
Esse tipo de decote fica harmonioso com colares curtos, mas que possuem maior volume. Use gargantilhas ou chokers com detalhes modernos e desenhos arrojados. Para quem quer esconder um pouco o volume dos seios a combinação é perfeita e tende a mover o olhar para o colo e os ombros, fazendo com que os seios pareçam um pouco menor com a linha horizontal da roupa.
Colar para Decote tomara que caia
A dica anterior vale para os modelos de roupas tomara que caia. Assim, aposte em colares mais curtos com um design moderno e chamativo, caso a roupa não tenha tantos atributos visuais, como um choker, por exemplo, nos quais há variados modelos dos mais discretos aos mais chamativos que combinarão com seu look. Caso você queira um ar mais romântico, delicado, use gargantilhas com uma pedra discreta. Uma mistura de colares longos e curtos também vai proporcionar um visual bem interessante.
Colar para Decote redondo
Valendo da regra de acompanhar o desenho do decote, os modelos redondos já formam o desenho do colo, por isso, apostar em gargantilhas, chokers, colares com duas ou várias voltas e modelos mais discretos que formam um desenho arredondado darão mais harmonia para o seu visual. Experimente!
Colar para decote canoa
O decote canoa é um modelo muito elegante, porém, carregado visualmente por apresentar uma linha horizontal que alonga os ombros, por isso, há duas opções para o uso dos colares nesse caso: a primeira são as gargantilhas discretas ou os chokers que evidenciam o seu colo, que é geralmente uma parte muito sensual e delicada da mulher. E a segunda opção, mais ousada e moderna, é a de combinar o decote canoa com colares longos que desafiem a linha horizontal (uma exceção a regra é bem vinda às vezes).
Colar para ombro a ombro
Se a sua blusa ou vestido tem um modelo ombro a ombro ou “ciganinha” prefira peças longas e combinações de vários tamanhos de colares para quebrar a largura do decote.
Agora que você já sabe como combinar os seus colares favoritos com peças do seu guarda-roupa, não perca tempo e arrase no look!