Faz quase 20 anos que a Pantone dá um mês pra todo mundo atualizar o guarda-roupa com a cor que vai ditar as tendências do novo ano. Em 2017, vivemos a fase de recomeços do verde Greenery. Em 2018, entramos nos mistérios do Ultra Violet. No dia 6 de dezembro de 2019, descobrimos que agora é a vez do Living Coral.
O Instituto de Cor Pantone é uma das empresas mais importantes do mercado de cores. Muito além do munda moda, ela influência as decisões nas artes, audiovisual, design e em todas as áreas que trabalham com cor.
A cor do ano é escolhida depois de vários estudos sobre o que está em alta. Isso não só nas passarelas e no street style, como também na internet e mídias sociais. Desde o azul Cerulean em 2000, a Pantone procura mostrar a importância das cores através dos tons que as pessoas mais se identificam.
Afinal, o que gostamos de usar pode dizer muito sobre nós. Segundo a Consultora de imagem Jô Souza, “a escolha das cores é muito simbólica e psicológica”.
Tudo o que você precisa saber sobre a Living Coral
Também conhecida no nosso Brasilzão como coral vivo, a cor de 2019 é um shade de laranja com um subtom dourado. Sua referência na paleta da Pantone é 16-1546.
O fundo mais pastel entra em contraste com o tom pêssego. Talvez seja por isso que lembra bem uma mistura de rosa suave com um vermelho clarinho. Sem esquecer, obviamente, de um toque de laranja.
O fato é que essa combinação consegue ser ao mesmo tempo alegre e calma. Embora passe um conforto típico de cor quente, não deixa a desejar na tranquilidade das tonalidades frias.
E esse era exatamente o objetivo da Pantone: animar e dar um sopro de energia na medida certa. Nesse sentido, a Living Coral vai fundo ao simbolizar a busca do ser humano por alegria. Assim como a necessidade de ser positivo para sobreviver.
Antes que você pergunte, sim! A cor também é em homenagem aos recifes de coral do fundo do mar. Não apenas porque os corais guardam a vida marinha, como também em um alerta para a sustentabilidade. Pauta, aliás, cada dia mais urgente.
Inclusive, a escolha da Living Coral foi uma resposta à tecnologia tomando conta do nosso cotidiano. Seja na natureza ou nas redes sociais, esse tom aconchegante incentiva a intimidade e o contato entre nós. Em suma, um “grande abraço”, como explicado pelo vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman.
E na moda?
A cor do ano Pantone é ótima para quem quer se arriscar mais no mundo das cores. Principalmente na moda, ela chega trazendo inspiração para experimentar. Sua harmonia entre alegria e leveza dá espaço para transformações e deixa o fashion mais descontraído. A ideia é poder se expressar se divertindo.
Esse recado é importante porque muitas mulheres tem receio de não saber combinar as cores certas. Por isso, acabam não saindo muito do pretinho básico. A living coral vem pra quebrar esse “tabu”. Então, a dica é para experimentar!
Se você curtiu muito, mas não sabe bem como usar a cor de 2019, chegou a sua hora de brilhar! Confira, a seguir, alguns looks que separamos pra você se dar bem com a Pantone Living Coral.
Como usar no dia a dia
Coral e os tons de cinza
Junto do cinza e das cores mais comuns, o coral se destaca e dá vida ao look. Você pode apostar também em cores mais sofisticadas: ou em um dourado e tons mais metálicos, ou num marrom mais tradicional. Nessa combinação, o coral é a alegria e as cores frias são a elegância.
Pro look do ano novo, por exemplo, um vestido soltinho com um cinto bem rústico fica maravilhoso. Aliás, já sabe o que vai usar na virada? Aqui tem vários looks pra você se inspirar. De quebra, dá pra você terminar com a cor de 2019 em algum brinco ou colar.
Pôr do Sol
Como era de se esperar, a nova tendência da Pantone cai muito bem com as nossas cores quentes preferidas. Do laranja ao rosinha, nesse verão dá pra abusar não só do glow, como também chegar junto no coral com as cores do pôr do sol. Por isso, degradês com amarelo e papaya se misturam com leveza ao coral.
Confira os brincos na cor morganita da Soloyou que lembra o pôr do sol!
Cores vivas
Como alegria traz alegria, o coral só tem a ganhar combinando com cores vivíssimas, principalmente as bem “cheguei”. Pode ser tudo junto e misturado ou com os tons bem demarcados. Pra passar esse ar mais soltinho e espontâneo, variações de azul e rosa, como o Pink Lemonade, caem como uma luva!
Fundo do Mar
Ambiente perfeito para o Living Coral, que encaixa como perfeitamente no meio dos tons aquáticos e molhados. Esse tema também é um convite pra você se aventurar em outras cores escondidas no fundo do oceano.
Valem lembrar que tons pastéis ou mais clarinhos também fazem um belo look com o coral.
Das bijus às semijoias
Um jeito mais suave e bem simples de arriscar na tendência é experimentando o coral nos acessórios, já que as bijuterias, joias e semijoias nessa cor dão um brilho a mais no visual. Além disso, deixam você mais elegante.
Em brincos, colares, pulseiras e anéis: sem dúvida, dá pra usar o Living Coral em tudo!
E aí? Partiu incorporar o Living Coral ao guarda-roupa? Aproveite pra ver também brincos, colares, pulseiras, anéis e muito mais na loja SOLOYOU!
Aposte nas pedras morganita que tem uma tonalidade linda e próxima aos tons alaranjados.