Escapulários femininos: saiba por que eles são o melhor presente pra quem você ama

Famosos por causa de sua relação com o catolicismo, os escapulários são acessórios atemporais. No entanto, foi principalmente com o MET Gala 2018 que as peças religiosas no geral conquistaram admiradores e ganharam um passaporte para o mundo das joias e semijoias. Isso porque o tema do evento, que reúne artistas de todas as áreas do entretenimento, foi “Moda e a Imaginação Católica”. Continue com a gente e descubra tudo sobre os escapulários femininos, do significado dos modelos clássicos ao glamour das peças da moda.

Foto em fundo branco com semijoia ao centro. É um escapulário religioso folheado a ouro 18K com madrepérola e zircônia. Um dos muitos exemplos de modelos de escapulários femininos.

Escapulário da loja Soloyou com imagem em madrepérola e moldura de zircônia branca, banhado a ouro 18K. Só para ilustrar um dos muitos modelos de escapulários femininos.

Tudo o que você precisa saber sobre os escapulários femininos

Uma verdadeira tendência atualmente, variedade é o que não falta nos escapulários que invadem as vitrines das semijoias. Há ora modelos modernos e transados, ora versões belas e tradicionais. Mas nem sempre foi assim.

De fato, uma das versões mais conhecidas da peça data da década de 1980. Seu cordão era feito de lã fina, enquanto imagens coloridas de papel ficavam dentro de plásticos transparentes. Até essa época, os escapulários eram usados exclusivamente para fins religiosos, com o intuito de proteger seus devotos e devotas e provar sua fé católica.

Embora hoje em dia sejam muito buscados por gosto pessoal e estética,  seu significado se mantém para aqueles que acreditam. Aliás, a palavra “escapulário” vem do latim, (Scapula), e quer dizer “armadura”, em analogia à proteção.

Foto em fundo branco, com semijoia no centro. É um escapulário católico. Semijoia banhada em ródio branco, com zircônia branca e madrepérola.

Escapulário tradicional católico, com zircônias brancas e madrepérola. Semijoia banhada em ródio branco. Foto: Soloyou.

Também pode ser considerado uma referência à escápula (osso que compõe a estrutura dos ombros), uma vez que os pingentes do acessório original se apoiavam nesse membro na frente e atrás, tal qual um avental.

Além disso, para os católicos a peça compartilha mais significados do que se imagina. Ademais da proteção durante a vida, o escapulário auxilia quem tem fé na hora da morte, trazendo a quem o carregasse a salvação eterna no juízo final.

Ainda de acordo com a tradição, um escapulário não pode ser comprado. Em outras palavras, você precisa ganhar um de presente. Se for dado por um membro ou sacerdote da Igreja e benzido por ele, melhor. Seja como for, como semijoia os escapulários femininos são presentes maravilhosos para dar a quem amamos.

Leia também: Saiba os significados de símbolos religiosos nos seus colares

Escapulários folheados a ouro e ródio

Como semijoias, o escapulário é banhado em ouro ou ródio e pode incluir pedraria ou não. Há os modelos que preservam a finalidade  religiosa e aqueles puramente estéticos. Os clássicos exibem como pingentes ou as imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus, ou frases bíblicas. Por exemplo, versículos, salmos e orações.

Já os escapulários mais personalizados chegam a carregar o nome, fotografias e até desenhos de entes queridos. Ao mesmo tempo, os pingentes podem ter formatos originais, como corações e círculos. 

Apesar da origem cristã, o acessório se expandiu para outras crenças com o passar dos anos. Como resultado, há modelos para os mais diversos tipos de fé. Orações e salmos enfeitam os escapulários de evangélicos, ao passo que a Estrela de Davi jaz no do povo judeu.

Leia também: Olho grego ou olho turco: tudo o que você precisa saber sobre ele

Religiosos ou não, o charme dos escapulários atravessa gerações. Bonitos e cheios de significado, esse ícone fashion pode ser o que faltava para aquele look ficar perfeito.

É o que aconteceu com o figurino da inesquecível Karola de Segundo Sol, interpretada por Deborah Secco. Durante a novela das nove em 2018, a vilã usava a imagem do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora em ouro

Foto em fundo branco, com semijoia no centro. É um escapulário dourado, com corrente Cartier.

O famoso maxi escapulário da Karola, uma das vilãs da novela Segundo Sol (2018). Corrente Cartier de 80cm. Semijoia banhada a ouro. Foto: Soloyou.

O Escapulário ao longo dos anos

Um dos primeiros registros do uso desse acessório se dá antes do século VI. Nesse meio tempo, a peça era somente por criados, com a finalidade de identificar a quem serviam pelos símbolos bordados.

Entretanto, foi com o frade São Simão que os escapulários caíram nas graças da Igreja católica. Em 1251, o frade orava por proteção quando teve uma visão de Nossa senhora do Carmo. Ela trazia um escapulário nas mãos, anunciando que era um sinal de salvação, a defesa para os perigos. E, o mais importante, a promessa de que a peça salvaria suas almas do inferno.

Um século mais tarde, a palavra de São Simão foi confirmada pelo Papa João XXII. Desde então, acessório foi apropriado pelo cristianismo e cada vez mais associado à religião. Também foram se tornando mais acessíveis. Assim, todos poderiam ter a sua proteção.

Foto de escápulario feminino oval Soloyou. Com madrepérola e zircônia branca. Semijoia folheada em ródio branco.

Escapulário Soloyou oval, com madrepérola e zircônias brancas. Semijoia folheada em ródio branco. Foto: Soloyou.

E aí, entendeu tudo sobre os escapulários femininos? Encontre o seu modelo escapulário ideal para você na Soloyou, sua loja de semijoias finas.

27.abr.2019 por

Curtiu? Conta pra todo mundo!

Soloyou Magazine Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários
error: