Saiba os significados de símbolos religiosos nos seus colares

É muito provável que você já tenha no seu porta-joias algum pingente de cruz ou pomba, e visto nas mídias sociais ou na televisão que várias celebridades e influenciadoras da moda usam correntes com esses e outros símbolos que combinam muito bem com o look. Mas você sabe realmente qual o significado de cada um? Para quem não possui uma crença religiosa, estes colares são apenas mais um acessório de beleza. Contudo, para muitas pessoas que tem fé, alguns tipos de colares podem ter uma história especial. Saber os significados de símbolos religiosos nos acessórios que você usa no dia a dia é importante, para que você possa se identificar ainda mais com aquela peça.

Vamos explicar agora todos os detalhes sobre o significado de alguns tipos de colares usados nas religiões cristãs.

Significados de símbolos religiosos: a cruz

A cruz com certeza é um dos símbolos mais difundido do cristianismo. Ela é a expressão máxima da fé e da abnegação, já que nela Jesus foi crucificado em sacrifício da humanidade. Assim, o símbolo da cruz está presente em várias igrejas, templos e diferentes religiões que pregam essa fé. Podemos encontrar pelo menos 2 tipos de cruzes:

  1. Crucifixo – cruz com a imagem de Cristo, representando o sacrifício e a abnegação pelo próximo.
  2. Cruz vazia – representa a ressurreição de Jesus, ou seja, a esperança de um futuro melhor.

No entanto, a cruz não é apenas exclusividade das religiões cristãs. Desde o período neolítico já se tem notícias de que o ser humano já enxergava uma simbologia nesse objeto. A cruz já foi cultuada por celtas, egípcios, gregos e até astecas, do outro lado do mundo, como símbolo do ciclo da natureza e a divindade do Sol.

A devoção e comunhão: o escapulário

O escapulário é um símbolo de devoção à Nossa Senhora do Carmo. O escapulário era uma espécie de avental colocado sobre os ombros que os frades carmelitas usavam para fazer suas tarefas diárias. Era feito de dois quadrados de tecidos com cordões, em que, de um lado ficava impressa a imagem de Nossa Senhora do Carmo e no outro a imagem do coração de Jesus ou brasão da Ordem do Carmo.

Com o tempo, o escapulário tornou-se um colar para que os fiéis, que não eram membros oficiais do clero, também pudessem mostrar a sua fé à santa. Dessa forma, o adorno logo se popularizou, assim como a ideia de devoção, pertencimento e comunhão foram difundidos através do seu uso.

O símbolo da abnegação: o terço

O terço é um objeto de consagração usado pelos católicos, como um guia para oração. É uma corrente dividida em 5 grupos de dezenas, em que cada miçanga da dezena representa uma oração de Ave Maria a ser feita à Nossa Senhora, enquanto a miçanga única representa uma oração do Pai Nosso. Ao término da contagem das miçangas, deve-se rezar um Salve Rainha, outra oração católica em homenagem à Maria.

A peça traz consigo a representação da devoção, abnegação, santidade e esperança.

O símbolo do amor: a Nossa Senhora

Nossa Senhora é o nome escolhido pela Igreja Católica para homenagear Maria, a mãe de Jesus. A bíblia conta a história de que Deus escolheu Maria, uma mulher da cidade de Nazaré em Israel, para dar a luz, mesmo sendo virgem, a Jesus (o filho de Deus), escolhido para salvar a humanidade do mal. Ela aceita o desafio e se torna mãe de um dos maiores líderes religiosos do mundo.

Com a formação da Igreja Católica, a memória de  Maria se tornou símbolo de santidade, força feminina e amor maternal para os praticantes dos seus ensinamentos, por meio da imagem de Nossa Senhora, que podemos encontrar em colares, pulseiras e outros acessórios.

O chamado à paz na Terra: o Espírito Santo

Não é apenas a religião cristã que associou as divindades à figura de animais. Desde a antiguidade, já existia a ideia da representação de seres extra humanos na figura de animais que traduzem a qualidade divina.

Os hinduístas, por exemplo, consideram sacros as vacas, pois são vistos na tradição como animais usados pela deusa Shiva. Na mesma religião, o rato também é um animal sagrado por ser instrumento do Deus Ganesh.

Já no cristianismo, a pomba branca não é um animal sagrado, mas é um dos símbolos que representa a divindade do Espírito Santo, um dos elementos da trindade divina, segundo a tradição judaico-cristã. Consta na bíblia que, no batismo de Jesus, o Espírito Santo apareceu em forma de uma pomba branca para o abençoar. Dessa maneira, foi atribuída também à pomba a simbologia da paz, da pureza, já que o Espírito Santo tem essa associação na religião com bons sentimentos, tranquilidade e domínio próprio.

Os símbolos religiosos podem inspirar força, união, amor, fé e outros valores positivos. Combine o seu estilo com esses sentimentos e atitudes que fazem bem tanto para você quanto às pessoas ao seu redor. 

24.mar.2018 por

Curtiu? Conta pra todo mundo!

Soloyou Magazine Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários
error: