Outubro Rosa: qual a importância dessa campanha?

O mês de outubro representa algo muito importante para todas as mulheres: é o mês da campanha de prevenção ao câncer de mama! Trazendo o nome de Outubro Rosa.

Você já deve ter ouvido falar sobre o Outubro Rosa, mas afinal, qual a finalidade dessa campanha e qual a importância e impacto dela na vida das mulheres? Continue lendo este artigo e confira!

O que é o Outubro Rosa?

Outubro rosa é um movimento que surgiu na década de 90 com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância do controle do câncer de mama. Desde então, a data virou um marco e é celebrada anualmente e a nível mundial.

A missão da campanha Outubro Rosa é alertar e incentivar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, para auxílio no tratamento e cura do mesmo. A campanha é simbolizada por um laço cor de rosa.

Símbolo da campanha Outubro Rosa

                                       Símbolo da campanha Outubro Rosa

Durante a campanha Outubro Rosa, várias instituições públicas e privadas se solidarizam e dispõe de exames gratuitos ou com um valor reduzido. Dessa forma, facilitam o acesso de mulheres de todas as classes sociais ao exame de prevenção.

Essas atitudes tem o intuito de salvar vidas, pois quando diagnosticado precocemente, os riscos de mortalidade são diminuídos e o tratamento se torna mais eficaz. Podendo dessa forma, ajudar na vitória da luta dessas mulheres contra o câncer.

A importância e o impacto da campanha para as mulheres

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres a nível mundial. Por isso, é necessário tratar desse assunto com seriedade!

Mas por que isso acontece se é possível um tratamento?

Esse tipo de câncer se manifesta de forma silenciosa em seu início, não apresenta sintomas como dores, mal estar, nem nenhum sinal de que ele está ali. Quando os sintomas aparecem, já é muito tarde para começar um tratamento de forma eficiente, pois os efeitos do câncer de mama são muito devastadores em pouco tempo. Quanto maior a demora no diagnóstico, menor a eficiência dos tratamentos usados e maior o riso de morte.

Segundo dados recentes do INCA (Instituto Nacional de Câncer), é estimado que a partir de 2018, cerca de quase 60.000 novos casos sejam diagnosticados no Brasil. Esse número indica que a cada 100 mulheres, cerca de 6 manifestam a presença do câncer de mama.

Com base nisso, os exames preventivos não podem ser desconsiderados e nem desvalorizados, é preciso estar em dia com sua saúde, valorizando seu corpo e sua vida. Pois quanto mais cedo detectado, maiores são as chances de cura.

Muitas mulheres que morreram por diagnóstico tardio, poderiam ter vencido essa luta se tivessem se conscientizado através do Outubro Rosa. E muitas mulheres que hoje têm uma história de luta e superação para contar, são resultado dos efeitos e do impacto dessa campanha.

Muitas instituições também aproveitam o Outubro Rosa para falar sobre a prevenção a outras neoplasias além do câncer de mama, como o câncer de ovário ou do colo do útero. Da mesma forma, em todas essas situações, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Exames e prevenção

Como foi dito, o câncer de mama se inicia de forma silenciosa e com ausência de sintomas. Quando finalmente há manifestação, a doença já está em um nível avançado, dificultando muito os resultados com o tratamento. Por isso, é importante realizar exames clínicos e o auto exame periodicamente.

Mamografia

A mamografia é um exame clínico que usa de radiação para gerar imagens dentro da mama. Sendo assim, essa técnica possibilita detectar pequenos tumores ainda em sua fase inicial e começar o tratamento de forma eficiente.

Na maioria dos casos, a descoberta do câncer de mama é feita pelas próprias mulheres através do autoexame.

Esse exame consiste na palpação ou observação de alteações na região mamária pela própria pessoa, e deve ser feito mensalmente. A prática do autoexame é muito importante.

Mas atenção: quando o câncer é diagnosticado através do autoexame, significa que ele já está em fase avançada! O que continua comprometendo o tratamento e cura.

Por isso, é de extrema importância realizar o exame clínico periodicamente. Pois ele é a forma mais eficiente e que garante mais possibilidade de cura.

O exame de mamografia preventiva deve ser feito:

  • A cada 2 anos.
  • Por todas as mulheres de 50 a 89 anos.

Se o exame preventivo revelar algum aspecto que alerte o médico, deverá ser feito um exame de mamografia diagnóstica. Dessa forma, é possível uma melhor visão do quadro. No entanto, o atestado da presença da doença só é feito a partir de exames laboratoriais.

ATENÇÃO: Mulheres que se encaixem em grupos de risco, devem realizar os exames com maior frequência.

Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e incentive você a aderir a campanha Outubro Rosa todos os anos. E assim, também incentive você a ajudar a espalhar essa mensagem para conscientizar outras mulheres ao seu redor!

Se você gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude a salvar vidas, afinal, juntas somos mais fortes!

12.out.2018 por

Curtiu? Conta pra todo mundo!

Soloyou Magazine Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários
error: