Com mais de 1 bilhão de pessoas cadastradas ao redor do mundo, o Instagram tem sido utilizado por um número cada vez maior de empresas no Brasil. Afinal, já faz tempo que essa rede social vem se destacando pelo sucesso e nível de engajamento entre seus usuários. Para quem trabalha com e-commerce (venda de produtos à distância), então, a rede ainda oferece ferramentas gratuitas, a fim de garantir um atendimento mais prático e funcional aos seus clientes. Para ter esses benefícios, em primeiro lugar, é necessário criar perfil empresa no Instagram.
Ter um perfil comercial traz reconhecimento e aumenta muito a probabilidade de vendas do seu negócio. Além disso, te permite aproveitar ao máximo o potencial do maior aplicativo de fotos do mundo. Descubra mais sobre esse recurso, aprenda a fazer um perfil passo a passo e comece já a fazer sucesso no Instagram.
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Perfil empresa no Instagram Bussiness
Em 2016, o Instagram anunciou o lançamento do Instagram for Business, um conjunto de ferramentas para empresas que dão acesso à algumas facilidades para usuários(as) empreendedores(as). Em suma, as novidades eram os posts patrocinados (que nem no Facebook), as métricas alternativas (para conferir os resultados das postagens) e o perfil empresa, o assunto desse post.
Para quem vê de fora, esse tipo de perfil não é muito diferente do perfil de contas pessoais. Contudo, a diferença aparece na região da Bio, onde são exibidas informações importantes para contato. Por exemplo, endereço comercial, e-mail e telefone. Dessa maneira, qualquer pessoa que visitar o perfil já terá três maneiras de se comunicar com sua empresa.
Preparada para você também criar perfil empresa no Instagram? Então, não vamos mais perder tempo!
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Como criar perfil empresa no Instagram: passo a passo
Criar perfil empresa no Instagram é um processo muito simples, rápido e prático. Há somente dois pré-requisitos: fazer o processo todo pelo aplicativo para celular e não esquecer de deixar a conta em modo público.
Isso acontece porque o Instagram foi desenvolvido para versão móvel, portanto o site ainda não apresenta todos os dispositivos do aplicativo. Já as contas privadas não são compatíveis com o objetivo do perfil empresa, pois tem uma série de restrições quanto ao compartilhamento de informações e publicações.
Antes de tudo, vale lembrar que você pode não só criar uma nova conta para ter o seu perfil empresa, como também alterar o perfil de uma conta já existente para a finalidade comercial. Assim sendo, deixamos a seguir duas opções de tutorial, uma para iniciar a conta do zero, e uma para alterar o perfil pessoal para o empresarial. Quem deseja só alterar o tipo de conta para o empresarial, pode pular para o tópico “Alterando uma conta pessoal para empresarial”.
Criando uma conta nova
- Baixe o aplicativo na loja correspondente ao seu celular.
- Abra o aplicativo e vá em “Cadastre-se”. É possível entrar com um número de celular ou endereço de e-mail.
- Logo após, preencha o nome do usuário e uma senha a sua escolha. Essas informações poderão ser alteradas depois, então não se preocupe.
Se você é uma revendedora da Soloyou, a nossa sugestão é que o nome do usuário fique dessa forma: soloyou.<escreva o nome da sua cidade>. Exemplo: soloyou.belohorizonte. Se já existir esse nome, coloque um número depois da cidade. Exemplo: soloyou.belohorizonte2
- O Instagram vai criar automaticamente um nome de usuário com base nos dados cedidos, caso ele não esteja em uso. No entanto, se o nome do usuário já estiver em uso, tente colocar um número no final e tente novamente.
- A próxima tela possibilita você a se conectar com uma conta do Facebook. Se você tiver um perfil para o seu negócio ativo no Face e deseja importar os seus contato para o Instagram, vá em frente. Senão, é só clicar em “pular”.
- O Instagram vai sugerir para adicionar uma foto ao seu perfil. Se você ainda não tiver pensado nisso, pode pular sem medo que mais pra frente falaremos de como preencher as informações que aparecem no perfil, a famosa BIO.
Para as revendedoras da Soloyou, adicione a foto da marca que foi enviada para você.
- Agora, sua empresa é oficialmente uma usuária do Instagram. O próximo passo é alterar o perfil para comercial.
Alterando uma conta pessoal para empresarial
- Localize a guia “Perfil” na barra inferior, representada por um bonequinho.
- Vá para o canto superior direito e ache o símbolo com as três linhas/ pontinhos, ou ainda arraste a tela para a esquerda. Uma aba deve surgir com uma pequena lista.
- Mas o que nos interessa é o item “Configurações”, na parte de baixo. Acesse as configurações da sua conta.
- Selecione “Conta”, depois “cadastrar-se/alterar para um perfil comercial”.
- Aqui, você pode criar outra conta ou converter uma existente. Clique em “converter conta existente”.
- Você pode escolher conectar seu perfil com uma página do Facebook que você gerencia (Fanpage de empresa). Analogamente à sincronizar perfis das duas redes, associar uma página ao perfil empresa permite ao Instagram copiar as informações disponíveis sobre o seu negócio. Dessa maneira, é só editá-las. Se a sua empresa não tem uma página no Face (Fanpage), clique na opção “pular”.
- Se você escolheu uma página para associar, passará por uma rápida verificação de e-mail antes de terminar o processo. Já quem não conectou com o Facebook, deve preencher a categoria de comércio para continuar. As sugestões vão de Artista até Mercado.
Para as revendedoras Soloyou, selecione a opção: Joias/relógios.
- É isto! Você conseguiu criar perfil empresa no Instagram.
Personalizando seu perfil empresa
Chegou a hora de personalizar o seu perfil empresa. Ou seja, escolher as informações que vão aparecer na sua Bio, abreviação de Biografia.
Criar perfil empresa no Instagram e não se atentar à Bio é quase como arrumar a casa toda pra não receber nenhuma visita. Só para exemplificar, ela é como o balcão de informações da sua loja.
Ademais, lá é o único lugar em que é permitido inserir um link. Eles são importantes para poupar o máximo de esforço ao redirecionar seus potenciais clientes para outras plataformas e sites para dar continuidade aos negócios. Um link direto para a sua janela do Whatsapp, por exemplo, vai facilitar o encontro entre um seguidor interessado em comprar e um representante da sua empresa, interessado em vender. Mas falaremos disso daqui a pouco.
Como preencher a Bio e infos de contato
Vá em “Editar perfil”. Em primeiro lugar, a foto. Uma logomarca passa uma imagem profissional e confiável, desde que tenha qualidade e seja coerente com sua área de vendas. O tamanho recomendado é 110×110, em pixels. Para as revendedoras da Soloyou, use a foto de perfil da marca que enviamos para você.
Em seguida, escreva o nome do perfil e, se desejar, altere o nome do usuário. Procure escolher nomes simples, objetivos e memoráveis – não só para ser fácil de lembrar, mas também de ser encontrado nas buscas da rede social.
Para as revendedoras da Soloyou, a sugestão é que você coloque o nome do perfil dessa forma: Soloyou por <seu nome e sobrenome>. Exemplo: Soloyou por Aline Machado.
Para o campo “Site”, você irá inserir o endereço eletrônico do seu site (caso tenha um) ou um link para ir direto para o Whatsapp. Para essa última opção, siga a explicação disponível no tópico “Whatsapp em link da Bio”, logo abaixo.
Na Bio propriamente dita, um texto sucinto sobre o sua empresa faz toda a diferença, e é o que diferencia ela das outras do mercado. Contudo, é importante ressaltar que são no máximo 150 caracteres, ok?
Para as revendedoras da Soloyou, como sugestão, use esse texto na Bio:
Revendedora @soloyouoficial
Atendimento em <escreva a(s) cidade(s) ou regiões na(s) qual(is) você prestará o atendimento>
Envio para todo Brasil
Agende uma visita ou compre aqui <coloque um ícone de seta apontando para baixo>
O próximo passo é escolher qual forma de contato deixar disponível. Para isso, é só ir em “Opções de contato”, logo após “Categoria”. Basta preencher as informações corretamente. Você é quem decide, mas é bom incluir pelo menos o site ou telefone, o endereço comercial (se houver) e o seu horário de funcionamento. Assim, as informações vão aparecer igualmente ao exemplo abaixo.
Whatsapp em link da Bio
Conforme mencionado acima, atualmente já é possível colocar um link na Bio que leva direto para sua janela de conversa no Whatsapp, abrindo o aplicativo e tudo.
Em seguida, confira mais um tutorial passo a passo para não ficar de fora dessa ao criar perfil empresa no Instagram.
Passo a passo
- Copie o link a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=. Antes de mais nada, verifique se copiou tudo certinho, de maneira idêntica a esse daqui.
- Volte em “Editar perfil” e cole o link no espaço destinado para “Site”, campo que fica logo abaixo do “Nome de usuário”.
- Ao final do link, adicione o código do país (para o Brasil, 55), o DDD da sua cidade (São Paulo, por exemplo, é 11) e o seu número de celular do Whatsapp. Lembre-se de escrever tudo junto, sem espaço, parênteses ou traços.
- Embora não seja muito comum, algumas cidades ou regiões não utilizam o nono dígito (geralmente o 9 inicial para contatos de celular). Todavia, se esse for o seu caso, use esse link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Substitua os zeros finais pelo seu número, incluindo o DDD da sua cidade.
- Clique no símbolo azul, no canto superior direito, e pronto! Está feito. Seus clientes serão direcionados para a sua conversa no Whatsapp, apenas clicando no link da Bio. Faça um teste, clicando no link criado, para verificar se está ok.
Bônus: dicas
Ao criar perfil empresa no Instagram, tenha em mente que qualquer link pode ser encurtado, com a finalidade de manter uma aparência mais clean e organizada na casa. Tudo o que você vai precisar é de um encurtador. O do Google é uma ótima pedida, simples e rápido. Só lembre-se de colar no encurtador o link completo, de acordo com o que foi ensinado aqui.
Além disso, outra coisa legal de saber é que você não precisa ficar entrando e saindo da sua conta pessoal para a comercial. No momento em que terminar de alterar para a versão empresa, volte para “Configurações” e selecione “Adicionar conta”, lá no fim da lista. Dá pra adicionar quer a sua conta pessoal, quer a de outra marca que pretenda gerenciar. Seja como for, siga as instruções até concluir a operação.
Como resultado, sempre que você quiser trocar de conta, é só repetir o caminho acima e clicar em “Sair da conta” em que estiver. O Instagram então vai te levar automaticamente para o outro perfil. É praticamente administrar ambas ao mesmo tempo. Loucura, né?
E aí, curtiu? Aprendeu a criar perfil empresa no Instagram e está pronta para o sucesso nas vendas? Conta aqui pra gente!